top of page
  • Foto do escritorGuilherme Beldelli Pellin

Dicas de Viagem: Filmar com Smartphone

A tecnologia dos smartphones da atualidade resulta em uma excelente qualidade de imagem de suas câmeras, e recursos cada vez mais avançados que permitem a gravação de vídeos incríveis usando apenas o pequeno aparelho.

Porém, o que realmente faz a diferença na hora de gravar vídeos é a pessoa por trás da câmera e não em si seu equipamento. Por isso deixarei aqui algumas dicas simples que irão te ajudar a aproveitar melhor a vantagem da mobilidade para capturar melhores imagens com seu smartphone.


Dica 1: Mantenha a lente da câmera sempre limpa


Parece uma dica boba, mas toda vez que tocamos com os dedos na lente da câmera, fica retido nela um pouco de gordura de nossas mãos, e qualquer que seja a sujeira mesmo um grão de poeira pode dar uma diferença enorme na qualidade da imagem.

Pode ser limpa com apenas um pano de algodão macio, ou com álcool.

Dica 2: Segure o smartphone com as duas mãos



Para que a gravação do vídeo fique mais estável, utilize as duas mãos para segurar seu smartphone, pode também manter os cotovelos apoiados na lateral do seu corpo. Mantenha os pês firmes ao chão e movimente todo seu corpo ao em vez de apenas a câmera, e vale ressaltar que quanto mais suaves forem os movimentos mais estabilidade terá a gravação.

Dica 3: A melhor posição para filmar é na horizontal



Filmar com o smartphone na vertical pode parecer legal, olhando para a tela dele, mas na hora de assistir à gravação em um computador ou TV terá uma diferença gigantesca, ficara uma borda preta nas laterais do vídeo para compensar a diferença de posicionamento das telas. Portanto grave sempre na horizontal, para que seu vídeo seja reproduzido em tamanho real em qualquer outra tela.

Quando estiver gravando encontre uma linha horizontal e mantenha o nível do quadro. Utilize a linha do horizonte se estiver gravando paisagens, ou se estiver gravando na cidade, utilize a linha de um prédio, final de rua entre outras. Mantendo a gravação nivelada terá um resultado visual muito mais agradável.

Dica 4: Cuidado com o enquadramento



Utilize a regra dos terços, que é dividir a tela em três terços verticais e horizontais, obtendo assim nove quadros. Os quatro cantos do quadrado central são bons lugares para colocar imagens interessantes, ou se estiver gravando uma pessoa, posicione a cabeça dela entre esses pontos.

Muitos smartphones tem a opção de ativar as grades no próprio aplicativo da câmera, mas em alguns as grades não funcionam no modo de vídeo, portanto você pode mudar rapidamente para o modo de foto para arrumar o enquadramento e depois retornar ao modo de vídeo.

Dica 5: Utilize a luz ao seu favor



A luz é a parte fundamental para uma boa imagem, mas ela pode te ajudar ou te atrapalhar, é fundamental saber trabalhar com a luz disponível e usá-la a seu favor. Se estiver gravando ao ar livre, encontre um lugar onde a luz do sol esteja iluminando uniformemente a cena para não haver divergências de iluminação durante a gravação.

Se algumas partes do lugar estão muito claras ou escuras, mude de posição até encontrar outro ângulo que ainda possibilite o enquadramento que deseja, mas onde a luz esteja melhor.


Dica 6: Saiba utilizar os ajustes manuais



Não são todos os aplicativos de câmera que permitem ajustar manualmente a exposição e o foco, mas pode pressionar e segurar alguma área da tela do aparelho para ativar o modo bloqueio AE/AF (exposição automática/foco automático). Assim evita que o foco da imagem fique mudando enquanto está gravando. Definir o foco manualmente pode facilitar na hora de filmar detalhes específicos de algum objeto bem de perto.

Dica 7: Cuidado com o áudio da gravação



Ter muitas coisas atrapalhando o áudio acaba com qualquer boa gravação de vídeo, o fato de seu smartphone gravar uma locução decente em lugares silenciosos não significa que irá fazer o mesmo em ambientes aberto e barulhentos.

Quando for gravar pessoas falando, fique mais perto delas para evitar ruídos que possam atrapalhar, como vento. Além disso cuidado para não cobrir o microfone, pois aí pode ficar muito baixo o volume de gravação.

O bom seria utilizar um microfone externo para gravação.


Dica 8: Utilize acessórios para gravação



Para facilitar gravações e deixá-las com maior qualidade e estabilidade existem acessórios incríveis disponível no mercado e que podem deixar seu smartphone com uma câmera realmente incrível.

Alguns exemplos: tripés para smartphones, kits de lentes olho de peixe, flash selfie recarregável, microfone externo, estabilizador motorizado, filtros analógicos, entre outros.


Dica 9: Saiba o que é possível e o que não é possível fazer



Saiba quais são as limitações do seu aparelho, verifique a quantidade de memória disponível e a carga da bateria, desta forma evita ter que ficar selecionando e apagando arquivos na hora de fazer alguma gravação. Conheça bem o tempo de duração da bateria para saber quando deve levar junto um carregador portátil.


Dica 10: Edição de vídeos



Não é preciso ficar várias horas editando seus vídeos. Faça apenas os cortes necessários e organize as imagens em uma ordem lógica já pode ser o suficiente para um resultado bom.

Pode utilizar um aplicativo bem simples para apenas recortar algumas senas e inserir uma música no vídeo ou até utilizar aplicativos bem complexos de edição, tudo depende do seu conhecimento de edição e tempo que deseja empregar a isso.

Outra dica é compartilhar seus vídeos, é a melhor forma de obter um feedback de onde você está acertando e onde precisa melhorar. Publique seus vídeos nas redes sociais e aguarde os comentários para aperfeiçoar cada vez mais suas técnicas.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page